sexta-feira, julho 08, 2005

O António

Tenho um filho com oito anos.
Nunca consegui habituar-me à ideia deste António pequeno, sempre atrás de mim, atrás de mim, atrás de mim... nunca ao meu lado, muito menos à minha frente, porque passo a vida a evitar-lhe a existência.
Este filho solicita-me obssessivamente.
Quer contar-me como foi o seu dia, o que aprendeu na escola, quer ver televisão ao meu colo, pede-me abraços, pede-me beijos, quer ser do Benfica se eu fôr do sporting e pede-me para jogarmos matraquilhos.
Empurro-o sempre mas discretamente, digo-lhe que não tenho tempo, que preciso de trabalhar. Durante o dia não o vejo, esqueço-me dele mas ao final da tarde sou obrigada a ir buscá-lo, levo-o para casa e comporto-me de maneira a que ele perceba que tem de se arranjar sozinho.
Fala pelos cotovelos. Raras vezes lhe respondo. Hoje contou-me que se baldou a uma aula para poder estar com um amigo. A isto respondi-lhe: habitua-te à ideia de que esse amigo talvez nunca falte a nada para poder estar contigo. Ficou triste e limitou-se a prometer-me que nunca mais se baldava. Voltei a não reagir.
O António insiste em gostar de mim. Eu insisto em não lhe passar cartão.
A avó dele, a minha mãe, atormenta-me com a frase "Dá Deus Nozes a Quem Não Tem Dentes", coitadinho do meu neto!
O filho que tenho, com oito anos de vida, lembrou-se agora que podíamos dar a volta ao mundo. Tentou seduzir-me com o trepidar do comboio, com o ondear do barco, com peripécias de aeroporto.
Tentou convencer-me a abraçar um monge, a aprender crioulo, a dançar o samba, o tango e a acabar na Disneylandia.
Disse-lhe que sim. Quero, apetece-me... sei brincar.

Catarina Miranda

8 Comments:

Blogger catarina said...

Já aprendi:)))

6/18/2005 12:11 da tarde  
Anonymous patrícia said...

Boa.És Boa:)

6/18/2005 12:12 da tarde  
Blogger catarina said...

Este texto foi sofrendo pequenissimas alterações ao longo do tempo.Espero que gostem e vos faça sentir felizes...finalmente.

7/08/2005 4:00 da manhã  
Anonymous patrícia said...

Faz:)

7/08/2005 4:00 da manhã  
Blogger Luna said...

Eu lembro-me do outro. Gosto mais deste. ;) Beijinhos

7/08/2005 4:36 da manhã  
Anonymous catarina said...

obrigada luna

7/08/2005 3:38 da tarde  
Blogger Carla de Elsinore said...

ora bem

7/09/2005 6:26 da tarde  
Blogger Horas Vagas said...

GINGAAAAAAAAAAAA! Vi os teus posts!
Tão bonitos....
Obrigada!!
Beijinhos

7/12/2005 5:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home